quinta-feira, 23 de maio de 2013

PT de Minas quer recuperar espaço que perdeu em Itabira


21 de maio de 2013
A candidata à presidência do PT em Minas Gerais, Gleide Andrade, esteve em João Monlevade em busca de votos. Ela se reuniu com militantes do partido no Médio Piracicaba, no Sindicato dos Metalúrgicos, para falar de suas propostas para a legenda, hoje presidida pelo deputa-
do federal Reginaldo Lopes.

Se eleita, Gleide Andrade, que pertence ao grupo Articulação, promete reconquistar o espaço da legenda no Médio Piracicaba. Como prioridades, citou Itabira e João Monlevade – as maiores cidades da região. “Quero recuperar o que o PT perdeu aqui [região], governamos Itabira e João Monlevade, mas hoje o partido está fragilizado”, afirmou a candidata. Com Jackson Alberto de Pinho Tavares, o PT governou Itabira de 1997 a 2000. Já em Monlevade, o partido esteve duas vezes no poder: com Leonardo Diniz (1993/1996) e Laércio Ribeiro (1997/2000).

Gleide Andrade explicou porque escolheu passar por João Monlevade em sua campanha.
“Primeiro porque não é uma cidade qualquer para o PT, esta cidade é berço de uma grande referência para nós, que foi Leonardo Diniz [ex-prefeito], passar por aqui é um simbolismo muito grande para mim”, disse ela, que não veio a Itabira.

“Na minha eleição – tenho absoluta certeza de que vou vencer –, quero enveredar todos os meus esforços para trazer bastante recurso do Governo Federal para cá [a região] e ampliar a relação dos vereadores e deputados que atuam aqui com as instâncias do poder do Governo Federal”, acrescentou a petista.

A campanha faz parte do Processo de Eleições Diretas (PED), que será concluído em novembro e serve para escolher dirigentes em todos os estados e municípios onde a sigla é constituída. Gleide Andrade esteve em Monlevade no sábado.

O evento no Sindicato dos Metalúrgicos teve a presença do ex-vereador e membro do Diretório Nacional do PT, Gleber Naime, do ex-prefeito Laércio Ribeiro, de Gentil Bicalho, que foi o candidato do partido à Prefeitura monlevadense ano passado, e da presidente do partido na cidade, Dulcineia Caldeira.

A ausência mais notada foi a do vereador Belmar Diniz. Segundo os organizadores do evento, ele não compareceu por que estava em compromissos particulares.

Gleide Andrade, 41 anos, nasceu em Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste mineiro, e se filiou ao PT aos 14 anos, em uma época que adolescentes podiam ser integrados à legenda. Formada em Filosofia pela PUC-Minas, ela é assessora parlamentar da liderança petista na Assembleia Legislativa de Minas e diretora de finanças do PT mineiro.

Sem citar diretamente o atual presidente do PT em Minas, deputado Reginaldo Lopes, a assessora disse que se candidatou porque poderá se dedicar integralmente ao partido. “O PT, neste momento, precisa de uma candidata que tenha dedicação exclusiva. Fiz o compromisso de não concorrer a nenhum cargo eletivo em 2014”, comentou ela.

A campanha começou em Araçuaí. “Eu milito no estado inteiro e isso tudo tem ajudado para adesão e crescimento da nossa campanha”, afirmou Gleide Andrade, dizendo que vai passar por 27 microrregionais do estado. Outra preocupação dela é tentar quebrar a hegemonia do PSDB em Minas e eleger o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, governador do Estado.

“Penso que chegou a nossa vez, temos um bom candidato, apoiado pela presidente Dilma, que une a esquerda de Minas. Não tenho dúvida que vamos derrotar o tucanato em Minas Gerais e no Brasil”, avaliou ela.

Gleide Andrade explicou que suas principais demandas são a reeleição de Dilma Rousseff, ampliação do espaço da mulher no partido e na política, das bancadas petistas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, a reforma política – com destaque para o financiamento público de campanha – e o marco regulatório dos meios de comunicação.

“Esses são desafios do PT. Sou candidata à presidência do PT para esse tanto de coisa, recuperar os municípios que nós perdemos. Estou numa condição muito tranquila, com a vida resolvida para presidir o PT. Quero cuidar do partido como eu cuido dos meus amigos”, afirmou a candidata.

Nenhum comentário: