terça-feira, 21 de maio de 2013

Manifesto de apoio da companheira de lutas Gláucia Helena, de Contagem-MG

Em defesa da igualdade de gênero no PT Minas 
Eleições PED

Gleide ou Odair? Questão de Gênero caro Watson!

Nem é preciso dizer que é elementar, como afirmara a Watson, porém, é no mínimo pra se destacar que a disputa à presidência do PT Estadual de Minas estampou uma questão política que se evita dizer com todas as letras: Preconceito de Gênero.

Claro que se forem perguntados, os defensores de Odair assim posicionarão com argumentos de que este destaca mais qualificação para a unidade. Será?

O que está posto é uma posição preconceituosa contrária à candidatura de uma mulher à  Presidência do PT Estadual. Gleide Andrade está tão qualificada quanto a Odair para presidir, dialogar e articular grande aliança em torno da candidatura de Pimentel. É atualmente a Secretária de Finanças do Partido. O que difere do Odair? Simples e elementar, assim que as coisas articulam. O discurso é da inclusão e da igualdade, mas quando a prática interpela o discurso, a máscara cai.

Mas este é um debate que os homens do meu partido não querem fazer, não é tão importante colocar o dedo na ferida histórica machista e sexista que consomem nossos “companheiros”, não é?

Lendo o Jornal O Tempo, do dia 14 de maio de 2012, na página 6, aparece os nomes de 4 deputados do PT que lançaram o nome de Odair. Mesmo que dentro do grupo político que Odair faz parte tenha definido pelo nome de Gleide Andrade. São quatro homens, os deputados que colocam o nome de Odair em disputa com Gleide.

Novo paradigma político é o desafio. Mais mulheres no poder, paridade de representação, discurso e políticas do Governo Dilma que o PT de Minas não se encorajou ainda para implantar.

Até quando vão achar que nós mulheres não sabemos negociar, não construímos unidade, não aglutinamos lideranças?

Não há espaço para retrocessos. É hora de colocar o discurso na prática. Porque a unidade não pode se dar em torno de uma mulher? Por que não saímos do armário quanto ao nosso preconceito de gênero? E todas as nossas resoluções que garante mais mulheres no poder? Vamos esperar aprovar a reforma política para isto? Ou vamos ser protagonistas do novo tempo?

Por uma questão política e pela igualdade de gênero em meu partido, Gleide para Presidenta do PT deve ser um compromisso, com a política de direitos e conquista que o PT e o Governo Dilma estão buscando fortalecer.

Quero deixar aqui um pensamento de Michael Foucault: “é preciso destruir o velho para construir o novo”. Revezamento de Gênero no poder, isto é novo. Para uns assusta, para outros anima a luta e partilha mais o novo  mundo que queremos.
Pela unidade e igualdade, saudações

Gláucia Helena de Souza
Cidadã, militante petista, feminista, professora de História da Rede Municipal de Contagem.


Nenhum comentário: