quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quem somos




Articulação é uma corrente interna do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais, do qual fazem parte vários deputados estaduais e federais, além de 53 prefeitos e mais de 200 vereadores. E tem como principais lideranças no estado os ex-ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci.

Em nível nacional, pertencemos à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que tem como principal liderança, o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva.

A corrente nasceu em 1983, a partir do Manifesto dos 113, que buscou organizar o grande número de militantes que não se reunia em torno das tendências existentes, oriundas de vertentes da esquerda histórica.

O objetivo era alargar os horizontes e destravar o debate interno para dar conta dos desafios que se apresentavam à novíssima esquerda que nascia no Brasil e encontrava no PT seu principal canal institucional.

Inicialmente, a corrente denominou-se Articulação-Unidade na Luta. Em Minas, também já nos chamamos de PT de Massas e Movimento Revitalização. Depois agregou outros grupos, até formar, já nos anos 2000, o Campo Majoritário - maioria política que comandou a eleição de Lula em 2002.

Após a crise de 2005, o Campo passou por um processo de reorganização. Em 2007, foi rebatizado de CNB e, após o PED de 2009, junto a outras correntes, voltou a ter maioria no Diretório Nacional do PT - além de conquistar 22 dos 27 Diretórios Regionais do partido.

Algumas das principais formulações estratégicas na história do PT partiram de nossa corrente. Entre elas destaca-se a resolução adotada no 5º Encontro Nacional do partido, em 1987, quando o PT decidiu que disputaria o Poder Executivo com vocação de governar - passo fundamental para as vitórias que vieram a partir de 1988.

Foi igualmente por iniciativa desse grupo que, em 2001, o PT decidiu ampliar a política de alianças e indicar José Alencar como candidato a vice na chapa presidencial, movimento que ajudou a garantir a vitória nas eleições do ano seguinte.

Já presidimos o PT mineiro com Luiz Dulci, Patrus Ananias, Carlão, Maria do Carmo e Nilmário Miranda.

Em cada desafio enfrentado, mantivemos a postura de defender o partido acima dos interesses das tendências, de grupos ou mandatos, contribuindo para o crescimento do PT no estado.

Coordenação Nacional
Gleide Andrade e Luiz Soares Dulci

Coordenação Estadual
Alfredo Ramos Neto, André QuintãoAnete Negreiros, Carlos Eduardo de Oliveira - Cadu, Fabisa Ferreira Pimenta, Gleber Naime, Gleide Andrade, José Celestino, Leonardo Monteiro, Luiz Soares Dulci, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira e Patrus Ananias

Coordenação Executiva
Alfredo Ramos Neto, Carlos Eduardo de Oliveira - Cadu e Maflávia Aparecida Luiz Ferreira

Nossos Deputados Estaduais
André Quintão e Paulo Guedes


Nossos Deputados Federais

Leonardo Monteiro e Patrus Ananias

Nossos Representantes no Diretório Nacional
Gleide Andrade - Vice-Presidenta
Anete Negreiros - Diretório
Luiz Soares Dulci - Diretório
Gleber Naime - Comissão de Ética

Nossos Representantes no Diretório Estadual
Alfredo Ramos Neto - Vice-Presidente
Maflávia Aparecida Luiz Ferreira - Vice-Presidente
Carlos Eduardo de Oliveira - Secretário Estadual de Assuntos Institucionais
Fabisa Ferreira Pimenta - Vogal
Daniel Sucupira - Diretório
Joellen Jullyane Rocha Ferreira - Diretório
Ofélia de Lourde Hilário - Diretório
Paulo José Guedes - Diretório
Terezinha Berenice de Sousa Van Stralen - Diretório
Vera Lúcia Gonçalves Dias Moreira - Diretório


Nenhum comentário: