quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gleide afirma que quer ampliar as relações do PT com a Escola Nacional de Formação e Escola Sindical




Na manhã desta quarta-feira (29.5), a candidata à presidência do PT Minas, secretaria de Finanças do PTMG, Gleide Andrade se encontrou com a coordenação Sindical da Articulação, no Sindeletro.

A reunião abordou os rumos do Partido dos Trabalhadores no PED deste ano, a relação do PT com os movimentos sociais, a importância do plebiscito da energia e as eleições de 2014.

Para Gleide além da aproximação com os movimentos sociais é preciso buscar apoio nas bases sindicais e intensificar a relação com a Escola Nacional de Formação Política do PT e com a Escola Sindical. “Precisamos melhorar a parceria com a Escola de Nacional Formação Política, em Minas, dialogar mais com os movimentos sociais e ampliar a relação do partido com a Escola Sindical”, disse.
 
Gleide Andrade e coordenação sindical da Articulação

terça-feira, 28 de maio de 2013

Nossa candidata Gleide Andrade presidenta concede entrevista para a afiliada do SBT, em Uberlândia.

A candidata à presidência do PT Minas, Gleide Andrade participou da reunião na sede do PT de Uberlândia, na última terça-feira (21.5). Gleide conversou Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e membros das executivas municipais e estaduais. “Eu estou buscando apoio, estou discutindo com as pessoas a forma que queremos conduzir o PT no ano que vem, com vistas às eleições de 2014”, afirmou a candidata.
 

Militância do Norte de Minas se reúne para apoiar candidatura de Gleide Andrade à presidência do PT Minas



“Sou candidata para presidir o PT Minas. Irei a todas as cidades do nosso Estado, nos circuitos políticos e organizar o nosso partido para as eleições de 2014”, declarou Gleide Andrade no último final de semana no Norte de Minas.

Com total disposição de percorrer todo o Estado, Gleide Andrade, candidata à presidência do PT estadual e atual secretária de Finanças e Planejamento esteve nas cidades de Janaúba, Montes Claros e Januária para construir uma campanha mais sólida com as grandes lideranças e militantes no norte. Acompanharam as agendas o deputado estadual Paulo Guedes, o coordenador da campanha Virgilio Guimarães, Gleber Naime membro do Diretório Nacional (PT) e Ricardo Campos, secretário estadual de Organização (PTMG).

Durante os dias de plenárias, Gleide mostrou suas propostas para administrar o PT estadual como presidenta. Segundo ela é preciso interiorizar o partido visitando todos os diretórios do PT, sem fazer predileção pelas grandes cidades mineiras.

“O PT não pode ter escolha e nem prioridade porque todas as cidades têm a mesma importância. E o nosso partido precisa ser bem cuidado pois no ano que vem temos a oportunidade de ganhar o governo de Minas com Fernando Pimentel e, ele é o candidato que unifica o PT e é a base do governo para a reeleição da nossa presidenta Dilma.  E este é o meu dever, fazer uma eleição organizada e comprometida com as vitórias petistas no Governo Estadual e na Presidência da República, em 2014”.

Gleber Naime também defendeu a candidatura própria do PT para o Governo Estadual. “Precisamos de um projeto nacional para reeleger a presidenta Dilma e eleger o Fernando Pimentel como governador de Minas. Queremos a unidade no PT e para construir essa unidade temos uma candidata capaz de formar essa unificação com a Gleide Andrade na presidência do Partido dos Trabalhadores”, reiterou. 

Para o deputado Paulo Guedes, Gleide sempre dedicou sua vida e a luta pelo Partido dos Trabalhadores e, representa o perfil da líder que o partido precisa. “Hoje, na presidência do PT Minas precisamos de uma liderança que esteja empenhada em fortalecer e se dedicar ao nosso partido e, é por isso que eu apoio e acredito na Gleide presidenta, porque ela também está comprometida em cuidar e de fazer uma direção mais próxima dos diretórios no interior. Gleide é a única mulher a disputar à presidência do partido e nós vamos eleger Gleide presidenta!”, exaltou Paulo Guedes.

Segundo Virgílio Guimarães, Gleide também é a pessoa mais adequada para encarar os desafios como presidenta do PT. “Apoio a companheira Gleide porque reconheço nela a liderança necessária para administrar o PT e a capacidade de encarar os desafios como presidenta, pois Gleide tem dedicação exclusiva e experiência para cuidar do nosso partido em Minas”.
Militância lotou o plenário na Câmara Municipal de Montes Claros

Nossa candidata Gleide Andrade, deputado Paulo Guedes e presidente do PT de Janaúba,Honorival Maciel.

Prefeito de Januária, Manoel Jorge (PT), deputado Paulo Guedes e Gleide Andrade
Bancada de apoio a Gleide presidenta, Virgílio Guimarães manifesta seu apoio a candidatura de Gleide Andrade.


quinta-feira, 23 de maio de 2013

PT de Minas quer recuperar espaço que perdeu em Itabira


21 de maio de 2013
A candidata à presidência do PT em Minas Gerais, Gleide Andrade, esteve em João Monlevade em busca de votos. Ela se reuniu com militantes do partido no Médio Piracicaba, no Sindicato dos Metalúrgicos, para falar de suas propostas para a legenda, hoje presidida pelo deputa-
do federal Reginaldo Lopes.

Se eleita, Gleide Andrade, que pertence ao grupo Articulação, promete reconquistar o espaço da legenda no Médio Piracicaba. Como prioridades, citou Itabira e João Monlevade – as maiores cidades da região. “Quero recuperar o que o PT perdeu aqui [região], governamos Itabira e João Monlevade, mas hoje o partido está fragilizado”, afirmou a candidata. Com Jackson Alberto de Pinho Tavares, o PT governou Itabira de 1997 a 2000. Já em Monlevade, o partido esteve duas vezes no poder: com Leonardo Diniz (1993/1996) e Laércio Ribeiro (1997/2000).

Gleide Andrade explicou porque escolheu passar por João Monlevade em sua campanha.
“Primeiro porque não é uma cidade qualquer para o PT, esta cidade é berço de uma grande referência para nós, que foi Leonardo Diniz [ex-prefeito], passar por aqui é um simbolismo muito grande para mim”, disse ela, que não veio a Itabira.

“Na minha eleição – tenho absoluta certeza de que vou vencer –, quero enveredar todos os meus esforços para trazer bastante recurso do Governo Federal para cá [a região] e ampliar a relação dos vereadores e deputados que atuam aqui com as instâncias do poder do Governo Federal”, acrescentou a petista.

A campanha faz parte do Processo de Eleições Diretas (PED), que será concluído em novembro e serve para escolher dirigentes em todos os estados e municípios onde a sigla é constituída. Gleide Andrade esteve em Monlevade no sábado.

O evento no Sindicato dos Metalúrgicos teve a presença do ex-vereador e membro do Diretório Nacional do PT, Gleber Naime, do ex-prefeito Laércio Ribeiro, de Gentil Bicalho, que foi o candidato do partido à Prefeitura monlevadense ano passado, e da presidente do partido na cidade, Dulcineia Caldeira.

A ausência mais notada foi a do vereador Belmar Diniz. Segundo os organizadores do evento, ele não compareceu por que estava em compromissos particulares.

Gleide Andrade, 41 anos, nasceu em Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste mineiro, e se filiou ao PT aos 14 anos, em uma época que adolescentes podiam ser integrados à legenda. Formada em Filosofia pela PUC-Minas, ela é assessora parlamentar da liderança petista na Assembleia Legislativa de Minas e diretora de finanças do PT mineiro.

Sem citar diretamente o atual presidente do PT em Minas, deputado Reginaldo Lopes, a assessora disse que se candidatou porque poderá se dedicar integralmente ao partido. “O PT, neste momento, precisa de uma candidata que tenha dedicação exclusiva. Fiz o compromisso de não concorrer a nenhum cargo eletivo em 2014”, comentou ela.

A campanha começou em Araçuaí. “Eu milito no estado inteiro e isso tudo tem ajudado para adesão e crescimento da nossa campanha”, afirmou Gleide Andrade, dizendo que vai passar por 27 microrregionais do estado. Outra preocupação dela é tentar quebrar a hegemonia do PSDB em Minas e eleger o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, governador do Estado.

“Penso que chegou a nossa vez, temos um bom candidato, apoiado pela presidente Dilma, que une a esquerda de Minas. Não tenho dúvida que vamos derrotar o tucanato em Minas Gerais e no Brasil”, avaliou ela.

Gleide Andrade explicou que suas principais demandas são a reeleição de Dilma Rousseff, ampliação do espaço da mulher no partido e na política, das bancadas petistas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, a reforma política – com destaque para o financiamento público de campanha – e o marco regulatório dos meios de comunicação.

“Esses são desafios do PT. Sou candidata à presidência do PT para esse tanto de coisa, recuperar os municípios que nós perdemos. Estou numa condição muito tranquila, com a vida resolvida para presidir o PT. Quero cuidar do partido como eu cuido dos meus amigos”, afirmou a candidata.

PED trás Gleide Andrade e Gléber Naime a João Monlevade





João Monlevade - 22 de maio de 2013
Foi dada a largada para o Processo de Eleição Direta (PED) 2013 do Partido dos Trabalhadores (PT).

Diante da corrida eleitoral interna, esteve em João Monlevade, lançando sua candidatura, a atual Diretora Financeira do PT de Minas, que prepara mudança no comando do partido já visando as eleições de 2014

Gleide Andrade e Odair Cunha, que pertencem à mesma tendência partidária, já fazem campanha para eleição direta que decidirá a presidência da legenda, marcada para novembro.

Em João Monlevade Gleide Andrade foi recebida pela Presidente Municipal do PT, Dulcinéia Lírio, pelo ex-prefeito Laércio Ribeiro, pelo ex-vereador e ex-vice prefeito, Gentil Bicalho, pelo advogado e vereador pratiano Caio Magalhães Nunes, pelo Assessor Parlamentar do Deputado Federal Leonardo Monteiro, Geraldo Giovani, que coordenou a reunião, além de militantes monlevadenses, belavistanos e rio piracicabenses.
 

A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, parceiro e berço do PT no município.

Dois pres-candidatos a deputado estadual pelo PT também estavam presentes, sendo eles Gleber Naime e o Padre Élcio.

Antes da apresentação da candidata à presidência estadual do partido, falaram Geraldo Giovani, fazendo uma breve apresentação da candidata e da reunião, passando a palavra à Dulcinéia Lírio, que abriu a reunião dando boas vindas e declarando apoio à Gleide, destacando a participação efetiva da mulher no novo cenário nacional.

Em seguida o ex-prefeito Laércio Ribeiro também apresentou seu apoio à candidata falando também da necessidade de reorganizar principalmente a nível regional e municipal.

Gentil Bicalho, candidato a prefeito pelo PT nas últimas eleições, além de falar sobre a necessidade de reorganizar o partido, por isso declarava apoio à Gleide Andrade, alfinetou: "Temos que fazer valer a ética e a nossa honestidade. Taí o caso de Monlevade, onde uma escolha errada tem conseqüências graves", se referindo ao desastre esse início de governo do PSDB na cidade.

Gleber Naime, pré candidato a deputado estadual também fez uso da palavra e brincou - "Prometo não usar todo tempo".

Gleber falou sobre a pessoa da candidata, de seus atributos e qualidades e o porque da escolha da Gleide Andrade para presidir o partido em Minas.

"Um dos pilares que nos levou a apresentar a Gleide como nossa candidata, foi o fato dela, além de estar à frente do partido há seis anos, junto à executiva estadual, ela ainda fará uma dedicação exclusiva ao PT, sem assumir cargo eletivo nenhum, apenas o partido".

Já a candidata, agradeceu aos elogios e apoios apresentados e também não deixou de falar sobre os comentários dos amigos: "Falaram tanto de minhas qualidades e esqueceram meu principal defeito - eu sou de briga. Eu brigo demais, todos sabem disso".

Gleide disse que brigou muito para poder sanear as contas do partido e no final foi uma briga que acabou dando certo.
 

"A experiência que adquiri dentro da direção estadual, onde tenho meu trabalho reconhecido em todas as alas do PT, foi um dos motivos que me levou a me candidatarem ao cargo. Acreditamos que o partido precise, nesse momento, de alguém que possa ter dedicação exclusiva.
 

Gleide disse ter escolhido começar a sua campanha pelo interior - "Comecei pelo Vale do Jequitinhonha, precisamente em Araçuaí, mas pretendo visitar todas as micro-regionais. João Monlevade é o segundo lugar que visito. Monlevade tem uma história muito íntima com o PT, através da figura do ex-prefeito Leonardo Diniz, que foi um dos primeiros prefeitos a apresentar o modo PT de governar e pela ligação que o município tem com o PT, uma cidade operária, um dos berços do partido.
 

Gleide pediu aos militantes para também se prepararem para a disputa de 2014: "Vamos trabalhar, primeiramente para a reeleição do projeto da presidente Dilma Rousseff e eleger Fernando Pimentel para governador. Vamos trabalhar também para aumentar nossa bancada na Assembléia e na Câmara dos Deputados e posteriormente para uma grande luta em 2016".

Mulher
Gleide destacou muito a força da mulher na política, ainda mais após a eleição da presidente Dilma: "O PT acaba de aprovar a paridade de gênero, garantindo e reforçando a participação da mulher em 50% na composição das direções, delegações, comissões e cargo. Se temos competência para criar filhos, ser dona de casa administrar um orçamento doméstico, por que não podemos gerir um orçamento municipal, nacional ou dirigir um partido?", questionou.

Palácio 
Os dois candidatos mais fortes até agora, Gleide Andrade e Odair Cunha, têm em comum o fato de declarar apoio à indicação do ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. para concorrer ao governo de Minas. O ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias já anunciou a disposição de concorrer a uma vaga de deputado federal e de apoiar Pimentel. Além de mirar o governo, o ministro terá a função de reforçar o palanque da presidente Dilma Rousseff em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país. Apesar de Pimentel já ter recebido o apoio formal dos dois candidatos à presidência em Minas, ele mesmo não anunciou e pelo que tudo indica nem vai declarar seu apoio - se vai para Gleide Andrade ou Odair Cunha.

A matéria também está disponível no link http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=38367